• vivi.casaroli

Um minutinho: CRISPR-Quê?

O novo método favorito dos cientistas para editar DNA.


A seguir temos uma molécula de ADN (que é a palavra para DNA, em português).


Exemplo de configuração geral do CRISPR na molécula de ADN.

Nessa parte da molécula de ADN em específico, temos esses blocos de sequências repetidas (em laranja), que possuem exatamente a mesma sequência genética, e, entre eles, as chamadas sequências espaçadoras (em cinza e verde), que possuem sequências genéticas diferentes umas das outras.


O CRISPR (Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats ou, na nossa língua, conjunto de curtas repetições palindrômicas regularmente espaçadas) são nada mais e nada menos do que esses blocos laranjas com sequências idênticas que se repetem ao longo do ADN de muitas bactérias (quase sempre separados pelas sequências espaçadoras).


As sequências espaçadoras são, na verdade, pedaços de ADN viral que a bactéria incorporou em seu próprio ADN!


No ADN bacteriano, perto da região aonde está localizado o CRISPR, existem genes que geram proteínas capazes de cortar o ADN: as proteínas Cas (Cas vem de Crispr-ASsociated proteins ou, em português, proteínas associadas ao CRISPR).


Quando um vírus invade uma célula bacteriana e introduz dentro dela o seu próprio ADN, proteínas Cas específicas identificam esse ADN estranho, cortam um pedaço dele e inserem-no entre dois blocos de sequências repetidas do CRISPR. O ADN cortado do vírus acaba virando uma sequência espaçadora!


Essas sequências espaçadoras servem como "cola" para o microrganismo: sempre que a bactéria for infectada por ADN viral cuja sequência corresponda à alguma das sequências espaçadoras já inseridas no ADN bacteriano, proteínas Cas específicas serão ativadas para cortar e destruir o ADN invasor, impedindo que o vírus se multiplique e destrua a célula da bactéria.


A proteína Cas é guiada pelas sequências espaçadoras para cortar uma molécula-alvo de ADN viral. Se modificarmos as sequências espaçadoras para conter sequências de ADN do nosso interesse, seremos capazes de controlar a proteína Cas e guiá-la para cortar qualquer região de qualquer ADN que desejarmos!


Ficou curioso para saber mais sobre como esse sistema foi descoberto, qual o mecanismo exato dele e quais as suas aplicações? Então confere o texto do CRISPR na seção de "Mais aprofundados" do blog (link abaixo). ;)












 
 

©2020 by Minute Bio. Proudly created with Wix.com